sexta-feira, 6 de novembro de 2009

 

   JURAMENTO DO PODÓLOGO

 
  • Prometo, no exercício da profissão de Podólogo, ser sempre fiel aos deveres da honra, da lei e da ciência.
  • Que meus olhos sejam discretos e a minha boca sempre muda ante os segredos que me revelarem.
  • Tudo farei pela saúde e pela vida daqueles que me foram confiados.
  • Juro que nunca me prevalecerei da profissão para corromper os costumes ou desmerecer a Podologia.
  • Juro em zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Podologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão.
  • Eu juro aprimorar continuamente meus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente.
  • Devo ter, para com os colegas, respeito, consideração e solidariedade sem, todavia, eximir-me de denunciar atos que contrariem os postulados éticos à Comissão de Ética da Instituição que representa os profissionais perante as autoridades constituídas.
  • Prometo cumprir este juramento com fidelidade.



 

 

quarta-feira, 4 de novembro de 2009


ANATOMIA-O PÉ




 Estrutura do esqueleto complexa, responsável por Funções variadas como apoio, equilíbrio, impulso, absorção de impacto e postura. Possui ação coordenada de 26 ossos, dezenas de articulações, ligamentos, tendões e músculos, além da rede neuro vascular responsável pela nutrição e integração central destas estruturas cutânea e subcutâneas. Funções que tem diferenciações específicas e do pé (sola, calcanhar e unhas).
Diante desta variedade de funções e estruturas é normal que a dança submeta os pés uma uma série de problemas em virtude da sobrecarga de movimentos extremos e de alto impacto.
Os 26 ossos do pé são classificados segundo sua localização:
1 - Posteriores - tálus e calcâneo
2 - Medianos - cubóide, navicular e 3 cuneiformes
3 - Anteriores - 5 metatársicos e 14 falanges
Além desses ossos principais, o pé pode apresentar número variável de ossículos acessórios e sesamoides.
Os ossos são mantidos unidos por cápsulas e ligamentos que estabilizam as estruturas e com uma ajuda dos músculos uma manutenção do formato em arco (longitudinal e transverso) são vitais para um Dissipação da pressão do impacto.
Quando o equilíbrio entre as estruturas é rompido em qualquer nível, por falha, insuficiência muscular, trauma ou alteração anatomica, sinais locais e à distância podem aparecer com piora progressiva ou por crises frente ao esforço repetitivo.
Assim, temos lesões que variam desde calosidades dolorosas (agudas ou crônicas) até fratura de stress, passando por tendinites, contraturas musculares, sinovites, neurites, edema e entorses frequentes
Apresenta 3 grupos musculares, que vindo da perna se inserem no pé (músculos extrínsecos), controlando sua acção.
1 - Posterior - tibial posterior, flexor longo hálux e flexor longo artelhos
2 - Lateral - Fibular longo e curto
3 - Anterior - Tibial anterior, extensor longo hálux e extensor longo artelhos
Apresenta ainda os músculos intrínsecos que se originam e se inserem no próprio pé, como o músculo extensor curto do hálux e mais 15 pequenos músculos.
Diante disso fica clara uma correção da Importância e prevenção das lesões do pé, sendo muito importante o diagnóstico da alteração ou lesão anatomica / o processo que geram funcional. A correção destas patologias evita, inclusive, uma extensão do desequilíbrio superiores às estruturas do esqueleto (coluna).
A articulação do tornozelo está entre o tálus, tíbia e fíbula. A estabilidade medial é dada pelos músculos tibiais anterior e posterior, pelo músculo flexor longo dos artelhos pelo músculo flexor longo do hálux. A estabilidade lateral é garantida pelos músculos fibulares, ligamento talo-fibular e calcâneo-fibular.
A manutenção da postura erecta é Obtida Através da tensão passiva dos músculos posteriores do corpo, principalmente pelo músculo solear.
TIPOS DE PÉS
Os 2 arcos do pé são o longitudinal eo transverso. O suporte extrínseco é dado pelos músculos da perna eo intrínseco pelos ligamento e musculatura do pé.
O Pé Plano ocorre pela queda do arco longitudinal do pé. Os ossos do tarso Tendem uma formar uma linha reta em vez de um arco, perdendo a função de amortecimento.
No pé cavo, o arco longitudinal é muito acentuado, há excesso de pressão nas cabeças dos metatarsianos que estão abaixadas, com formação de calosidades e fascite plantar por processo de corda de arco.
O arco transverso do pé é formado pelos 5 metatarsianos. Com sua queda, as cabeças do 2 º ao 4 º metatarsianos passam um tocar o solo, ocorrendo uma contratura do m. Adutor do hálux. Pode haver uma formação do hálux valgo. O apoio anormal dos metatarsianos leva também à formação de Calosidades plantares e à metatarsalgia crónica. A persistência dessas alterações leva à artrose precoce.
Incidências E FRATURAS NA DANÇA
Todos os ossos do pé estão vulneraveis, pelo constante trauma direto entre o pé e o chão, mas como fraturas de calcâneo e talus são mais raras, sendo mais observadas as fraturas das falanges dos artelhos.
Fraturas por stress na dança
Ocorrem mais no 2 º e no 5 º metatarsianos. Ocorrem quando o osso é submetido a traumas frequentes micro. Não há uma história de trauma específico, mas sim dores inesperadas já há um certo tempo.
As chamadas "síndromes" do pé são percebidas quando surgem manifestações de:
Mialgia
Tendinite
Neurite
Distensão
Bursite de calcâneo
Fascite plantar
Metatarsalgia
Calcâneo doloroso
Dor no antepé
Sesamordite
Calosidade
Todas as ocorrências citadas acima requerem tratamento imediato com o diagnóstico médico e tratamento fisiocráticas, mas para evitar lesões o melhor caminho é a prevenção, com o trabalho diário de aquecimento alongamento, consciência corporal e fortalecimento muscular.






terça-feira, 3 de novembro de 2009

Compras de Tênis dos Pés e Anatomia

Sendo um talentoso jogador de tênis você pode se sair bem em qualquer tipo de quadra, o seu sapato de tênis tem uma atuação crítica nas suas vitórias. Muitos jogadores profissionais de tênis diriam que o segredo Manter bem jogar em E o seu contra peso enquanto você gira.
Um bom par de tênis vai ajuda-lo uma Manter um balanceamento perfeito entre o controle de suas jogadas ea força EXERCIDA. Assim, você DEVE comprar tênis que combine perfeitamente não somente com uma anatomia dos seus pés, mas também com o tipo de superfície que você está jogando. Essa é a razão pela qual os jogadores de tênis profissionais usam tênis diferentes em diferentes tipos de quadras de tênis como superfície dura, de argila, de grama e de tapete.
Comprar tênis apropriados é crucial os jogos para ganhar. Sapatos de tênis inapropriados em Resultar pueden bolhas nos pés e até provocar dores nos joelhos e nos tornozelos. Pior ainda, eles Farão você perder o jogo. Assim, siga estas dicas de como comprar o seu calçado de tênis que estará em Sincronização com os seus pés e que ajudarão você a jogar o seu melhor tênis.
Conheça o seu tipo de pé:
Você pode visitar um especialista em pés para conhecer o seu tipo de pés ou tente conhecê-los melhor em casa também. Por exemplo, se uma impressão com os pés molhados Crescente mostra uma marca do pé com pouca ou nenhuma marca do pé feita pelo arco, você tem um tipo de pé supinado. Geralmente, os seus sapatos Tendem a mais gastar êáôÜøõîçò nas laterais do que na parte dos dedos. Além disso, os pés supinada são mais largos e necessitam de sapatos de tênis que ofereçam um espaço adicional tanto quanto não SOLADO na parte da frente. Adicionalmente, você DEVE procurar por calçados de tênis que tenham um melhor amortecimento para compensar os arcos elevados.
Você tem pés pronated quando uma impressão do seu pé tem uma amostra completa. Devido a seu pé ser achatado, seus sapatos de desgastam mais Rapidamente se que a parte lateral. Seus calçados de tênis Devem Oferecer um suporte extra. Encontre um par de sapatos que Ofereça uma estabilidade adicional nenhum centro ou prefira sapatos de modelo mid-cut.
Você tem pés neutros se a impressão dos seus pés tiver uma quantidade moderada de arco. Este é o mais versátil e ergonomicamente eficiente tipo de pé. Este sendo o mais balanceado tipo de pé, você pode jogar tênis com qualquer tipo de sapato.
Compreendendo um dos sapatos anatomia:
Depois de conhecer o seu tipo de pé compreender, experimente uma anatomia do calçado. Experimente diferentes pares para ver se você se sente Confortável na parte superior do pé seu. Certifique-Se de que os seus sapatos Tem uma Biqueira durável especialmente se você tem uma tendência um arrastar o dedo do pé joga tênis quando. Além disso, você DEVE dar um material um destaque especial por extra em conjunto com uma porção média de cima se você tem o hábito de golpear DE UMA POSIÇÃO Aberta.
Ao Verificar a forração de seus sapatos de tênis, Certifique-Se de que eles tem uma forração extra porque é nesta esta parte onde descansam os seus pés. Se você é um daqueles jogadores agressivos Ferozmente na quadra e que exige muito dos seus sapatos, a sola do meio dos seus tênis vai se desgastar mais rápido e logo você sentirá A necessidade de jogar fora Aqueles tênis e adquirir um novo par de sapatos de tênis .
O solado do sapato Afeta uma tração especialmente quando você joga na argila ou na quadra dura. Aqueles que jogam na maior parte do tempo em quadra dura Tênis Devem procurar por Cujo solado tenha uma grande variação de desenhos para conseguir uma melhor tração.
Considere as suas opções:
O ideal seria que os seus sapatos de tênis Fossem tão leves quanto possivel. Entretanto, os sapatos de tênis Geralmente são mais pesados do que outros tipos de sapatos pela simples razão de que os sapatos de tênis vêm com almofadas extras e solados mais duráveis que adicionam maior peso aos calçados de tênis. Compre dois pares diferentes - um com um peso mais leve eo outro sendo mais pesado. Pratique com o mais pesado para que quando você Estiver jogando para valer usando os tênis mais leves, você se sentirá mais Confortável para mover-se pela quadra.


Origem: www.PoloMercantil.com.br
Este texto está sob uma licença GNU FDL e pode ser Distribuído livremente sem prévia autorização do autor, desde que os respectivos links mantidos Sejam
Mercado de Trabalho: conheça a profissão de Podólogo

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM945049-7823-MERCADO+DE+TRABALHO+CONHECA+A+PROFISSAO+DE+PODOLOGO,00.html

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Podologia



Podologia significa ciência dos pés, (Podos = pé, Logos = estudo). A Podologia, como ciência, eo Podologista como profissional especializado na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das afecções e deformidades dos pés, tem como Função O tratamento das alterações das extremidades inferiores, nomeadamente o pé, utilizando modernos métodos científicos e equipamentos altamente sofisticados.
As primeiras civilizações que se dedicaram ao cuidado dos pés foram a chinesa ea egípcia, onde escolas de Terapeutas formavam seus alunos com métodos minuciosos de toque nos pés, massagem, diagnóstico e Higiene Pessoal e cura de doenças. Os soldados romanos, ao retornarem dos campos de batalha, confiavam os cuidados de quitacallos Aos Seus Pés ", classe especial de servos dedicada exclusivamente ao tratamento de calos e inchaços dos pés.
Os médicos chineses foram os primeiros um levar esse conhecimento para uma Europa, onde caiu uma técnica na graça da nobreza inglesa e francesa, sendo comum que os cuidados dos pés dos duques, barões e príncipes fosse Terapeutas exclusividade destes pé.De do fato, o os pés com descuido pode acarretar uma série de problemas. Sendo uma das partes do corpo mais Exigida, os pés pueden sofrer desgastes que, se tratados de forma correta, Ajudam na conservação do bem estar corporal, elevando a auto-estima pessoa.Muitas da vezes, complicações nos pés são originadas pelo corte mal feito das unhas, pelo uso de calçados inadequados, pela prática excessiva de esportes de impacto ou, pelo sedentarismo. Algumas doenças como o diabetes dramaticamente atingem as extremidades inferiores, o que exige tratamento adequado. Há também as patologias reumáticas e vasculares, que, com o avançar da idade, exigem cuidados especiais.